Diante das crises muitos empreendedores não conseguem encontrar estratégias para o seu negócio, o orçamento começa a ficar comprometido, partem então para a retenção de custos, diminuindo principalmente nas área de publicidade e divulgação.

A retenção de custos não é errada, na verdade, o melhor a ser feito é realmente cortar despesas, mas de que forma isso deve ser feito? 

Primeiramente você não deve entrar em pânico, em seguida não deve sair simplesmente cortando custos, você precisa realocar recursos, direcionar suas despesas para o planejamento do seu negócio, talvez seja a hora de buscar ajuda.

Criamos uma técnica que chamamos de API (Avaliação, Percepção e Inovação).

Avaliar o cenário atual, as dificuldades mútuas e os casos de sucesso. Contabilizar receitas, gastos, criar um planejamento estratégico e redistribuir margens, metas e objetivos. 🎯

Perceber os pontos fracos, as dificuldades e principalmente as oportunidades.

  • Como você pode se reerguer neste momento?
  • O que você pode fazer para lucrar estando confinado ou limitado?
  • Como extrair o melhor de você e do seu negócio em momentos de dificuldade?

INOVE! Não adianta querer manter as coisas como eram, diante das crises e das dificuldades é preciso inovar, mas afinal como inovar? 🧠

Inovar não é partir do zero, não é apenas deixar de lado tudo o que você faz e fazer algo diferente, é fazer o que você já se propõem a fazer, mas de um jeito mais prático, eficiente e acima de tudo, acreditar que você não tem apenas um caminho a seguir, mas sim diversas opções para reconstruir o seu cenário em busca de prosperidade. 📈

Está técnica consiste na criação de um modelo estratégico baseado na análise do cenário atual do mercado com o seu negócio, na percepção das dificuldades e oportunidades, ao final na inovação das estratégias e abordagens comerciais utilizadas pela sua empresa em busca de resultados.

A receita é simples, no entanto requer muito planejamento, muita discussão e principalmente muito senso de realidade, não adianta você ir sonhando e acreditando no seu pilar quimérico, cortar custos, exonerar cargos, criar ofertas e promoções e não avaliar os riscos.

A sua empresa não é única, existe concorrência, existe a lei do mercado e você precisa da demanda.

Para conseguir visibilidade você precisa de ações, para conseguir conversão de vendas você precisa ter percepções  e  para conseguir realizar uma mudança você precisa de inovação.

Então é a hora de você pegar um papel e uma caneta e rabiscar suas estratégias, criar um plano de ação, tabelas, gráficos e levantamento de quem é a sua concorrência, quem é o seu consumidor e quais são as suas oportunidades.

Durante esta avaliação, você precisa perceber o que está dando certo, o que está dando errado, o que você fez no passado que deu certo e o que você precisa fazer para melhorar.

Quem buscar a inovação, certamente irá encarar toda crise como algo benéfico para a ampliação e principalmente a preservação do seu negócio, do contrário será apenas mais um caso fracassado.

Não tenha medo de recomeçar, não tenha medo de fracassar, não tenha medo de mudar.